sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Modo de Produção Biológico

No âmbito da agricultura europeia tem vindo crescentemente a impor-se o Modo de Produção Biológico de produtos vegetais e animais. O Modo de Produção Biológico responde positivamente quer às exigências dos consumidores quer à preservação do meio ambiente e da biodiversidade, respeitando profundamente o saber fazer dos agricultores e o futuro da Terra, utilizando técnicas e produtos compatíveis com uma agricultura economicamente viável e com a obtenção de produtos de qualidade.Assim, e de um modo geral, pode dizer-se que a prática da Agricultura Biológica obriga a que:


  1. As explorações agrícolas tenham que passar por um período de conversão de duração diversa, consoante as circunstâncias;

  2. A fertilidade e a actividade biológica dos solos devem ser mantidas ou melhoradas através de:
    · culturas apropriadas e sistemas de rotação adequados
    · incorporação nos solos de matérias orgânicas adequadas

  3. A luta contra os parasitas, as doenças e as infestantes deve ser feita através de:
    · escolha de espécies e variedades adequadas,
    · programas de rotação de culturas,
    · processos mecânicos de cultura,
    · protecção dos inimigos naturais dos parasitas das plantas.

  4. Os animais devem preferentemente ser escolhidos de entre raças autóctones ou de raças particularmente bem adaptadas às condições locais.

  5. Este modo de produção é uma actividade ligada à terra, pelo que os animais devem dispor de uma área de movimentação livre, devendo o seu número estar em equilíbrio com a dimensão da exploração e as produções vegetais.

A prevenção de doenças dos animais baseia-se nos seguintes princípios:
a. Selecção das raças ou estirpes de animais adequadas à exploração;
b. Aplicação de práticas de produção animal adequadas às exigências de cada espécie, fomentando uma elevada resistência às doenças e prevenção de infecções;
c. Utilização de alimentos de boa qualidade, juntamente com o exercício regular e o acesso à pastagem;
d. Garantia de um encabeçamento adequado, evitando a sobre população.

Presença das culturas transgénicas no Mundo



Fonte:
http://www.fsa.ulaval.ca/personnel/VernaG/EH/GIF/cultures_OGM.GIF

Investigadores pedem ao Governo espanhol que proíba cultivo de transgénicos

Mais de 300 investigadores e representantes da sociedade civil assinaram um manifesto onde pedem ao Governo espanhol que proíba o cultivo de transgénicos.A medida - tomada dias depois da França ter proibido o cultivo do milho transgénico MON 810, da Monsanto – quer alertar para a “ameaça que representam para a agricultura e para a sustentabilidade” as sementes transgénicas. Em Espanha existem 75 mil hectares cultivados com milho MON 810.“Não se trata de um debate técnico, mas tão simplesmente de conservação, saúde humana e ambiente”, comentou Liliane Spendeler, presidente da associação Amigos da Terra em Espanha.“Trata-se de uma tecnologia que está a destruir a biodiversidade, e que nasceu como subproduto da indústria militar. É lamentável que Espanha seja um vector de produção destes cultivos na Europa, quando é um país rico em biodiversidade”, disse o investigador do Jardim Botânico de Las Palmas de Gran Canaria, Eugenio Reyes.O documento pretende promover um debate na sociedade sobre os OGM (organismos geneticamente modificados). O manifesto foi apoiado por peritos de centros de investigação, universidades, jardins botânicos e de sindicatos e organizações ecologistas. A decisão do Governo francês baseou-se em relatórios científicos sobre os impactos do MON 810, nomeadamente a impossibilidade de evitar a contaminação a outras plantações, a promoção da resistência dos insectos visados e os efeitos tóxicos sobre outros organismos.


Fonte: