quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Áreas de produtos transgénicos quadriplicaram em Portugal

A área cultivada de milho geneticamente modificado em Portugal mais do que quadruplicou no ano passado em relação a 2006, segundo um relatório do Ministério da Agricultura, que diz serem «insignificantes» os níveis de contaminação das culturas tradicionais.
No ano passado, a área cultivada de OGM aumentou 330 por cento face a 2006, ultrapassando os quatro mil hectares (o que equivale sensivelmente a oito mil campos de futebol), com cultivos em todas as zonas do país, excepto nas Regiões Autónomas.
O Alentejo é a zona com maior área de OGM plantados (com mais de 2.300 hectares), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (1.291 hectares) e da zona Centro, com quase 500 hectares.
O Algarve e a zona Norte têm áreas de cultivo pouco consideráveis, respectivamente 50 e 62 hectares.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Balanço do nosso projecto até ao momento

Neste 2º período de aulas, o nosso projecto tem vindo a ser realizado da maneira como estava inicialmente previsto, isto é, a um bom ritmo e com muito boas perspectivas para o futuro (próximo).
O inquérito, como estava previsto, foi já realizado e diga-se com sucesso. Os alunos aderiram bem ao conteúdo do mesmo, respondendo com seriedade ás questões por nós colocadas.
Os resultados obtidos neste mesmo inquérito irão ser divulgados em inícios do próximo mês (Março).
Ainda durante este período, o tema do nosso projecto tentará ser abordado sob um ponto de vista diferente, através da realização de um vídeo onde iremos transparecer a realidade acerca deste tema na nossa região.
Também já começámos a efectuar contactos com outras entidades experientes no assunto para a organização de uma palestra que irá ser complementada com uma mostra de produtos. Estas actividades realizar-se-ão no 3º período e estarão abertas a toda a comunidade quer escolar ou não!