segunda-feira, 7 de abril de 2008

Governo tem de usar cláusula de salvaguarda

O governo francês instaurou recentemente uma moratória ao cultivo de organismos geneticamente modificados através da aplicação da cláusula de salvaguarda. Esta medida baseou-se num conjunto de 25 estudos científicos que apontam para a existência de riscos para o ambiente, para a agricultura e para a saúde humana decorrentes da utilização das variedades de milho geneticamente modificado MON810 (milho insecticida).

Nos dias 15 e 16 de Março reuniu-se em Derio, no País Basco um conjunto amplo de organizações e movimentos sociais da Península Ibérica. Os movimentos e organizações presentes convergiram numa estratégia conjunta para exigir aos governos de Zapatero e Sócrates a aplicação da cláusula de salvaguarda para a instauração de uma moratória ao cultivo de transgénicos.

Os movimentos e organizações participaram no Fórum intitulado “Com soberania alimentar, sem transgénicos”. Além de movimentos ecologistas e de agricultores de Portugal e do estado Espanhol, este evento contou também com agricultores da Via Campesina provenientes de 4 continentes, num total de mais de 200 participantes. De Portugal estiveram presentes delegações da Plataforma Transgénicos Fora, da Confederação Nacional de Agricultura, do GAIA e da Quercus.

Ao longo dos dois dias de trabalho e das várias oficinas temáticas, os participantes elaboraram uma declaração conjunta , que reforça a rejeição generalizada dos cidadãos ao consumo transgénicos e alerta para a necessidade de preservação dos cultivos tradicionais e a defesa da soberania alimentar, ameaçados pela proliferação dos cultivos transgénicos.

Opinião pessoal

Na minha opinião não se deve autorizar o cultivo de transgénicos até se ter a certeza sobre todos os efeitos negativos que estes podem trazer, no entanto, como estes senhores, vir mostrar apenas os aspectos mais negativos dostransgénicos não se faz. Se eles quisessem mostrar que os transgenicoseram assim tão maus deveriam mostrar os dois lados do assunto, mas não o fizeram porque as provas não são assim tão boas.

Fonte: plataforma transgénicos fora

Sem comentários: