quarta-feira, 9 de abril de 2008

Roménia bane milho transgénico da Monsanto por falta de segurança


O governo romeno anunciou que vai banir do país o milho geneticamente modificado MON 810 da Monsanto. A decisão é particularmente importante já que o milho é o único cultivo comercial de transgénicos permitido na Europa.

A Roménia é o principal produtor de milho da União Europeia em total de hectares plantados, com cerca de 3 milhões de hectares cultivados anualmente. Do milho MON 810 foram plantados 300 hectares no país desde 2007, representando apenas 0,01% do total de produção de milho romeno.

Com o anúncio do ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Roménia, Attila Korodi, o maior produtor de milho da Europa ficará livre de transgénicos. A Roménia é o oitavo país da Europa a banir o cultivo de variedades transgénicas, seguindo os passos da França, Hungria, Itália, Áustria, Grécia, Suíça e Polónia. Preocupações sobre a segurança do milho MON 810 levaram o governo romeno a agir. Estudos científicos mostram que o milho MON 810 provoca danos à fauna, solo e saúde humana. Uma toxina embutida, programada para matar pragas, entra no solo e provoca danos a minhocas, borboletas e aranhas. Um recente estudo encontrou sinais de toxicidade nos órgãos internos de animais alimentados com milho transgênico.


No final de 2007, o Comissário da União Europeia para o Meio Ambiente usou estudos similares para bloquear o cultivo de outras duas variedades de milho transgénico, parecidos com o MON 810, na UE. Ele também fez referências a novos estudos que mostram que a toxina Bt produzida pelo milho transgênico tem efeitos negativos nos ecossistemas aquáticos. Contaminação genética
A contaminação de plantações convencionais por transgénicos é um problema sério. Em 2007 apenas, houve 39 novos casos de contaminação em 23 países. Apesar disso, não há padrões internacionais para responsabilizar as empresas de biotecnologia pelos danos causados e perdas financeiras. Em 1998, a Monsanto ganhou uma licença de 10 anos da Comissão Europeia para o cultivo do milho transgénico MON 810 por toda a UE. A licença termina este ano. O MON 810 é a única variedade transgênica com permissão para ser plantada na Europa.

O relatório Registro de Contaminação Transgénica 2007 já constatou 216 casos de contaminação genética em 57 países diferentes, desde que as plantações geneticamente modificadas começaram a ser feitas comercialmente (em 1996).



Opinião pessoal
Estas proibições estão a terminar não só com os transgénicos na EU como com o monopólio da Monsanto, e este segundo assunto pode ser muito mais importante pois, caso a Monsanto acabe por acabar poderemos saber mais facilmente se os estudos por eles realizados são tão falsos como os ambientalistas dizem.

Sem comentários: